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Camaro 2016 é oficialmente lançado nos EUA
A espera chegou ao fim nesta tarde, quando o novo Chevrolet Camaro foi revelado em evento realizado em Belle Isle, em Detroit (EUA).
A sexta geração do muscle car começa a ser vendida em junho na América do Norte. No Brasil, o modelo é esperado para o segundo semestre de 2016.
Os preços não foram divulgados.
A espera vai valer a pena, já que o modelo foi bastante reformulado, sem perder suas principais características clássicas.
Mais leve e potente, o novo Camaro tem uma gama de três versões (LT, RS e SS), com motores que vão de um 2.0 turbo de 275 cavalos a um V8 6.2 de 455 cavalos.
Em sua nova geração, o Camaro adotou uma plataforma mais leve e rígida, o que promete aprimorar a sua dirigibilidade e suas respostas em curvas acentuadas.
Modelado com o auxílio de um túnel de vento, o design do modelo foi altamente aprimorado em sua aerodinâmica, o que até o deixou um pouco mais com cara de Transformer.
O encolhimento não foi drástico - cerca de 5 centímetros, em média -, mas o visual foi equilibrado com a adoção de fortes vincos horizontais que marcam a seção lateral inferior, a dianteira e a traseira, integrando os conjuntos de luzes e dando um aspecto robusto ao esportivo.
Ainda assim, o modelo sofreu uma redução de cerca de 90 quilos em seu peso total, efeito da adoção de alumínio e da atualização de diversas peças.
Segundo a marca, 70% dos componentes da arquitetura do modelo são exclusivos.
Entre as novidades mecânicas, está a adoção de uma nova suspensão multilink de cinco braços na traseira e outra multilink McPherson na dianteira, ambas com geometria desenvolvida especificamente para o Camaro.
Na versão SS, a suspensão ainda conta com um sistema inteligente antes disponível apenas para o superesportivo ZL1, que lê as condições de pilotagem e da pista para oferecer a resposta adequada de regulagem, a fim de favorecer o desempenho em alta velocidade (para a alegria dos fãs de Track Day).
A versão Camaro SS, inclusive, é pensada mais para as pistas.
Ela conta com freios de 345 mm na frente e de 338 mm atrás, todos com quatro pistões e pinças fixas. As rodas são de 20", calçadas em pneus Goodyear Eagle F1Asymmetric com tecnologia run-flat. Já a versão LT, mais "mansa", traz freios de 320 na frente e de 315 atrás, de pistão único e pinças deslizantes. as rodas de 18" vêm com pneus Goodyear Eagle Sport. De série, as luzes são halógenas, com opções de Led e de alta intensidade (HID) para a versão SS.
Motores do novo Camaro
Mas a diferença e entre as versões também é invísível (se você não abrir o capô). De série, o novo Camaro LT tem motor 2.0 Turbo de 275 cavalos e 40,7 kgfm de torque. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automática de oito velocidades com opções de troca pelo volante. O esportivo promete uma resposta quase imediata, com 90% do torque disponível já na faixa das 2.100 às 3.000 rpm.O torque máximo chega entre as 3.000 e 4.500 rotações. Isso resulta em uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de seis segundos, segundo a marca, que ainda promete um consumo de 25 km/l.
Um novo motor V6 3.6 também passa a ser oferecido na linha. Com potência de 335 cavalos e torque de 39,2 kgfm, tem o melhor desempenho dos naturalmente aspirados V6 do mercado, segundo a GM. Com tecnologias de injeção direta, tempo de válvulas variável e desativação inteligente de cilindros, o modelo também promete fazer um consumo abaixo da média para a cilindrada.
Mas o sorriso dos entusiastas vem com a versão Camaro SS. Ela é movida pelo motor V8 6.2 LT1 apresentado no Corvette Stingray. Segundo a GM, cerca de 20% dos componentes do propulsor foram feitos especificamente para o Camaro, incluindo um novo sistema tubular em "Y" de exaustores e um sistema de injeção direta aprimorado. Sua potência é de 455 cavalos, com torque de 46,3 kgfm de torque, números que o tornam o Camaro mais potente de todos os tempos. A transmissão também pode ser manual de seis velocidades ou automática de oito.
Para fazer uso de todos esses números na pista, o Camaro 2016 conta com um sistema de seleção de tipo de direção, antes disponível apenas para o ZL1.
O seletor, posicionado no console central totalmente reformulado, traz configurações automáticas para Neve/Gelo, Tour, Sport e, na versão SS, Track. as seleções alteram características de desempenho, como o mapeamento das marchas, a calibragem da direção elétrica, a estabilidade e até mesmo o som do sistema de escapamento. Disponível como opcional, o sistema de iluminação inteligente também muda conforme a seleção feita, sendo azul gelo, azul, vermelho e laranja, respectivamente.