O que acontece quando você faz isso.
Acredita-se que o som do estalo é causado pelos gases que saem rapidamente da solução, permitindo que a cápsula se estique um pouco mais. O alongamento da articulação é, logo em seguida, limitado pelo comprimento da cápsula. Se você tirar um raio-x da junta após estalar os dedos, você pode ver uma bolha de gás no interior da articulação. Este gás aumenta o volume da junta em 15 a 20%; que consiste principalmente (cerca de 80%) de dióxido de carbono. Os dedos não podem ser estalados novamente até que os gases dissolvidos voltem para o líquido sinovial.
Mas como uma pequena quantidade de gás pode causar tanto barulho? Não há nenhuma boa resposta para esta pergunta. Os pesquisadores estimaram os níveis de energia do som usando acelerômetros para medir as vibrações causadas durante o estado dos dedos. As quantidades de energia envolvidas são muito pequenas, da ordem de 0,1 mili joules por milímetro cúbico. Estudos também têm demonstrado que existem dois picos de som durante o estalo, porém as causas desses picos são desconhecidas. É provável que o primeiro som esteja relacionado com a dissolução de gás a partir da solução, ao passo que o segundo som é causado pela cápsula atingindo o seu limite de comprimento.
Uma pergunta comum e relacionada é, faz mal estalar os dedos? Na verdade, existem poucos dados científicos disponíveis sobre este tema. Um estudo não encontrou nenhuma correlação entre estalar os dedos e osteoartrite. Outro estudo, no entanto, mostrou que estalar constantemente pode afetar o tecido mole ao redor da articulação. Além disso, o hábito tende a causar um aumento no inchaço na mão e uma diminuição da força do aperto de mão.