O modelo de um carro pode demonstrar muito a respeito do estilo de vida e do comportamento do proprietário. De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia há alguns anos, o modelo escolhido por uma pessoa é o fator preponderante para mostrar isso. Mais até do que o preço pago pelo automóvel, por exemplo.
Para comprovar essa tese, os pesquisadores entrevistaram donos de diferentes carros, traçando um paralelo com o modelo guiado e as características pessoais. Se você quer saber se o seu carro revela o mesmo que você, confira as conclusões que o estudo obteve. Será que você concorda ou discorda?
Modelos
Carros pequenos
Talvez esse seja o tipo de motorista que menos gosta de carros de um modo geral, no entanto, mesmo quem é apaixonado por carro pode ser dono de um carro mais simples caso, a sua condição financeira não lhe permita comprar um carro maior. De acordo com o estudo, os donos de carros de pequeno porte não se preocupam com status e nem com aventura. Eles querem apenas achar uma vaga e estacionar o carro tranquilamente na cidade.
Carros médios
Os proprietários de carros médios, de estilo Sedan, por exemplo, não tem características marcantes, como personalidade forte ou gostos por viagens. Além disso, esses motoristas são pessoas pragmáticas e que gostam de ter tudo sobre controle.
Carros grandes
De acordo com a pesquisa, os motoristas desse tipo de carro são em sua maioria mais velhos, aposentados ou trabalhadores em tempo parcial. A entrevista ainda revela um dado polêmico: eles não são muito preocupados com o meio ambiente.
Carros de luxo
Neste caso, parece que a pesquisa não revelou muita novidade, já que ela mostrou que os donos de carros de luxo tendem a gostar mais de status e possuem uma renda mais elevada. Ainda segundo o estudo, esses motoristas gostam de viajar de avião, são independentes e viciados em trabalho.
Carros esportivos
O perfil dos donos de carros esportivos é de aventureiro, agitado e propenso a ter cursado uma faculdade. Essas características parecem ser um pouco óbvias, mas para a surpresa dos pesquisadores, os donos de esportivos nem sempre têm uma renda tão alta. Grande parte desses motoristas é jovem, instável financeiramente e compra carros esportivos para chamar a atenção. Será?
Minivans
Donos de minivans geralmente são casados e pais de uma família – normalmente grande. Gostam de dirigir, são calmos e também são sociáveis. Afinal, com um carro desses eles podem levar muitas pessoas por aí.
Cores
Como já vimos, o modelo demonstra muito da personalidade do motorista. No entanto, a cor também pode revelar algumas características interessantes. Assim, outro estudo feito, dessa vez encomendado pelo site britânico Flexed.co.uk, mostrou isso. Confira.
Preto
Essa cor é usada para demonstrar poder, e por este motivo é escolhida frequentemente entre os executivos. Por outro lado, os automóveis pretos são mais propensos a se envolver em acidentes e em brigas de transito.
Branco
A cor branca demonstra a vontade de ter sempre os produtos mais recentes. Nesse sentido, os produtos da Apple também demonstram esse desejo. É a cor mais provável para um carro de família.
Vermelho
Os motoristas extrovertidos preferem os carros vermelhos e tem a tendência de extravasar a raiva enquanto dirigem. Além disso, gostam de dirigir rápido por acreditar que o vermelho os tornam mais visíveis no transito. Será que é por isso que a cor tradicional da Ferrari é vermelho?
Azul
De acordo com o estudo, os motoristas que preferem os carros azuis são mais felizes e confiantes.
Prata
Há alguns anos, esse cor se tornou muito popular nas ruas do Brasil. Proprietários de carros na cor prata tendem a ser mais maduros e mais seguros ao volante. O estudo revelou que esses automóveis se envolvem menos em acidentes e em brigas.
Marrom
Os donos de carros na cor marrom são calmos e introvertidos. No transito, têm mais chances de sofrer um acidente do que provocá-lo.
Verde
Trata-se de uma cor não muito comum, ao menos no Brasil. O verde está relacionado com motoristas mais “rebeldes”, que não costumam dar a preferencia no cruzamento, por exemplo.